Fale Conosco

(51)99274.0004

Atendimento

Nacional

09:00-12:00 | 13:00-18:00

De Segunda a Sexta


Por que os brasileiros só pensam em seguro de vida quando morre alguém famoso?

O seguro de vida é um investimento importante para garantir o bem-estar financeiro da família no caso de alguma eventualidade.

 Seguro de vida é um assunto pouco discutido entre os brasileiros. Muitos só se lembram desse benefício, quando se deparam com a morte de uma celebridade e as questões de partilha de bens que são expostas na imprensa.

 Nesse cenário, de tristeza e dor, algumas pessoas se deparam com um assunto que não costumam conversar: à morte. Sabemos que não é fácil falar sobre um tema tão delicado, porém é necessário para garantir que os desejos de quem partiu sejam honrados.

 Além disso, a falta de informação sobre como funciona um seguro de vida e como ele pode ajudar os dependentes do segurado (ou quem quer que seja) faz com que esse assunto não seja muito discutido.  Os brasileiros costumam ver o seguro de vida como um gasto e não como um investimento para garantir certa estabilidade para as pessoas que desejamos caso ocorra algum imprevisto.

 

Dados sobre o Seguro de Vida no Brasil

 Um levantamento feito pela Universidade de Oxford e a seguradora Zurich, em 2018, mostrou com clareza a cultura de o brasileiro não pensar em seguro de vida. Somente 19% da população contavam com essa proteção, enquanto a média mundial é de 32%.

 Entretanto, os dados também mostram que esse comportamento está mudando. Desde 2017, o mercado de seguros de vida está em constante crescimento, cerca de 10% ao ano. Tal tendência deve-se ao fato de os brasileiros começarem a perceber que não basta apenas proteger os bens, mas sim oferecer, na sua falta, proteção adicional para a família.

 Outro ponto que merece destaque é o fato de a expectativa de vida da população ter aumentado consideravelmente. Isso trouxe novas possibilidades para as empresas que conseguiram assim criar produtos com valores mais acessíveis e desenhados de acordo com as necessidades de cada cliente.

 Sendo assim, com opções mais baratas, vale a pena conhecer mais sobre o que é o seguro de vida e considerar esse investimento como um benefício.

 

Seguro de vida: O que é isso?

 Essa é primeira dúvida que surge quando o termo é mencionado. Seguro de vida trata-se de um contrato entre a seguradora e o segurado (cliente) garantindo o pagamento de um benefício aos seus dependentes em um momento inesperado e delicado.

 Para isso, o segurado escolhe as opções de planos e coberturas (vamos te explicar mais à frente), dessa forma, a seguradora fica responsável em pagar o valor proporcional ao plano estabelecido em contrato caso ocorra algum dos sinistros determinados na apólice.

 O seguro de vida é indicado para pessoas que possuem beneficiários que dependam financeiramente – total ou parcial – do segurado, mas nada impede que você possa beneficiar quem desejar. Em geral, a cobertura inclui acidentes, doenças graves, invalidez, morte, entre outras modalidades. Entretanto, é sempre bom conhecer com profundidade o seu contrato de seguro de vida para não ser pego de surpresa.

 É importante lembrar que o segurado precisa informar seus familiares ou pessoas mais próximas sobre a contratação do seguro de vida assim, no momento delicado, poderá ajudar no processo para que os beneficiários recebam os valores em contrato.

 

Tipos de seguro de vida

 No mercado existem diferentes tipos de seguro de vida e cada um com sua especificidade. A primeira diferença apontada é o seguro individual ou de grupo.

No primeiro caso, apenas uma vida é assegurada e, geralmente, tem um custo mais elevado. Entretanto, o contrato pode conter peculiaridades específicas de acordo com as necessidades do cliente. Já o seguro de vida em grupo contempla um número maior de pessoas, com um padrão contratual para todos. Geralmente, esse modelo de seguro de vida é oferecido pelas empresas aos seus funcionários.

 

Categorias do seguro de vida

O seguro de vida pode ser classificado em 3 categorias: Seguro de Vida Tradicional, Temporário e Resgatável. Confira as diferenças entre cada um:

Seguro de Vida Tradicional – sendo considerado o seguro de vida mais comum, o seu principal objetivo é garantir o padrão de vida dos dependentes do segurado. É possível apontar qualquer pessoa para receber o benefício, independente do vínculo, mesmo que não seja herdeiro do segurado.

Seguro de Vida Temporário – como o próprio nome sugere esse tipo de seguro está relacionado a um período pré-estabelecido pelo segurado para que seus dependentes tenham um conforto financeiro.

Seguro de Vida Resgatável – nesse o segurado pode ter acesso e resgatar o dinheiro pago, respeitando as exigências pré-definidas, ao final do contrato, ou seja, ele pode resgatar ainda em vida, se assim desejar.

Agora, que conhece um pouco as diferenças entre os tipos de seguro de vida, a questão será qual devo contratar, não é mesmo? Para saber qual é a melhor opção é importante avaliar alguns pontos que a Neo Executiva preparou para você.

 

Seguro de vida e os passos para escolher o melhor

Sinistro, Prêmio, Apólice são alguns termos que nos deparamos ao pesquisar sobre seguro de vida e, claro, que gera questionamentos sobre o que isso significa. Entender o conceito dessas palavras poderá te ajudar na hora de escolher os serviços referentes a cada plano e qual cobertura é mais viável para você e sua família.

Aliás, antes de assinar um contrato com a seguradora, definir qual o tipo de seguro gostaria, como hospitalar, doenças graves, invalidez, morte, entre outros é primordial para que o segurado possa ter um plano completo.

Com isso em mente, procure a corretora de seguros de vida sua confiança e converse sobre os planos e coberturas. Nesse momento, seja curioso e pergunte tudo para que não fique nenhuma dúvida.

Leia o contrato com calma, sem pressa para assinar. Se quiser, peça para te ajudar a entender cada cláusula. Afinal, você precisa saber todos os detalhes do que está investindo.

Ao decidir sobre a apólice de seguro de vida que mais se enquadre as suas necessidades, não se esqueça de comunicar os beneficiários, ou alguém de confiança sobre a existência do produto. Uma dica é deixar uma cópia do contrato com essa pessoa, assim no caso de alguma eventualidade ela tem todas as informações sobre os direitos e como proceder.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco, pode ser por comentário, u direto na nossa central, será um prazer te atender.

 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *